17 abril 2011

Quer um cafézinho??

O CAFÉ
Nesta quinta-feira dia 14 de Abril, foi o dia internacional do CAFÉ, e eu um humilde apreciador dessa bebida única não poderia deixar passar essa data em branco. Apesar de estar um pouco atrasado (rsrsrs), mas "antes tarde do que nunca".
 O café é o fruto do cafeeiro, cujo o mesmo torrado e moído feito em infusão produz uma bebida de cor escura e de sabor e odor característico. O café possui a cafeína; um composto químico que atua sobre o sistema nervoso central e uma dose dependo do modo de preparo pode conter de 80 a 140 mg da mesma para cada 207 ml.
O café é originário das altas terras da Etiópia sendo difundido para o resto do mundo através do Egito e Europa. A palavra café ao contrário de que muita gente pensa veio da palavra árabe "gahwa" que significa "vinho" devido a sua importância para o mundo árabe a sua infusão na Arabía foi chamada de "kahwah" ou "cahwe".
Por volta do ano de 1570 em Veneza, na Itália, que o café chegou na Europa, passando pela Inglaterra e França aonde pela primeira vez durante o reinado de Luis XIV adicionado o açúcar ao café. Foi na França também aonde foi inventado o primeiro café expresso em 1822 sendo aperfeiçoado posteriormente na Itália. Dentre vários países, a Holando foi quem levou a nova bebida para as Américas devido ao desenvolvimento marítimo comercial da época, sendo levado para Guianas, Cuba, Porto Rico etc. Com isso a consolidação do café na Europa foi definida, posteriormente foram abertas grandes casas de cafés conhecidas mundialmente como o Café Nicola em Lisboa, Virgínia Coffe House em Londres e o Café de La Regencia em Paris.
A primeira aparição do café no Brasil foi por volta de 1727 quando Francisco de Melo Palheta clandestinamente trouxe da Guiana Francesa algumas mudas do Café-arábico. Os primeiros plantios foram nas regiões Norte e Nordeste que devido ao clima do local não teve êxito, mas foi na região sudeste que o café conseguiu se adaptar perfeitamente ao local, sua alta produção levou o Brasil a se tornar o maior produtor de café do mundo, hoje o Brasil produz cerca de 2,55 toneladas de café por ano seguido do Vietnã que produz 1,10 toneladas, da Colômbia 0,72 toneladas. Hoje a produção do café brasileiro se concentra em quase sua totalidade no centro-sul, em Minas Gerais, maior produtor nacional de café, seguido por Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Bahia e Rondônia. Devido às características de cada região brasileira, como solo e altitude de cada plantação, pode haver diferença na variedade e no sabor do café, porém nada que desagrade ao gosto dos apreciadores de um bom cafézinho.
O café possui diversas propriedades, consumido de forma moderada que é de 3 a 4 xícaras por dia ajuda na prevenção do mal de Parkinson, ajuda contra a depressão, melhora a atenção ajudando no trabalho e nos estudos, ajuda na digestão e na queima das calorias das comidas devido ao fato dele aumentar a produção do suco digestivo e também ajuda na prevenção do envelhecimento precoce. No entanto o seu consumo abusivo pode acarretar na perda dos sais minerais pela urina, pode causar lesões no tubo digestivo devido ao aumento do suco digestivo, pode causar o surgimento de pólipos no intestino e pode causar a falta de oxigenação dos neurónios.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Contudo, até hoje eu não conheci ninguém que não aprecie um bom cafézinho, seja ele fraco, forte, amargo, doce, mas ele sempre acaba agradando alguém. Eu particularmente amo café, aquele forte e amargo, de manhã, após o almoço e até antes de dormir, agora mesmo estou bebendo um gole a cada frase (rsrsrs). 
Então vamos sentar conversar e...
Tomar um xícara de café.
Um Forte abraço!
Mário Rodrigues

"Professor Girafales! Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?"
(KKKKKK)




2 comentários:

É muito bom te receber aqui!!!!